abril 11, 2010

NOTA DIARIO DE BRASIL.

Fito volta mais elétrico em novo CD

Com lançamento simultâneo em quase toda a América Latina, o novíssimo Confiá marca a volta de Fito Páez às guitarras elétricas e a melodias mais pop – algo que havia ficado de lado em Rodolfo (2007) e No Sé si Es Baires o Madrid (2008), seus dois álbuns anteriores, concebidos à base de piano e voz.

Confiá é também o disco que marca uma mudança no processo criativo do cantor e compositor argentino: pela primeira vez, segundo ele próprio, entrou em estúdio “sem ideias preconcebidas, disposto a fazer do processo de gravação de cada música uma experiência mais espontânea”, conforme anunciou em entrevista coletiva. “La verdad es que ya aprendí a esperar/ que se escriba sola la canción/ cada cosa en su justo lugar/ dale tiempo al tiempo”, canta em Tiempo al Tiempo, o primeiro single do CD.

Foi por este motivo que Fito escolheu estúdios diferentes para cada canção. Confiá foi gravado no segundo semestre de 2009 entre La Cumbre e Córdoba (Argentina) e Salvador e Rio de Janeiro (Brasil), antes de ser finalizado com o auxílio do produtor Mariano López no Circo Beat, em Buenos Aires. Não que uma música soe muito diferente da outra: trata-se de um álbum regular, com algumas pequenas doses de pieguice (caso dos teclados de M&M) porém momentos de grande delicadeza (a combinação guitarra-piano-bateria da bela London Town).

Em Confiá, Fito segue cantando sobretudo as paixões e as desilusões, mas não se furta a analisar El Mundo de Hoy (título de uma das canções) de maneira mais ampla e objetiva. Fuera de Control fala sobre o caos da vida contemporânea nas grandes cidades com uma letra que mistura inglês e espanhol para comentar basicamente tudo, de solidão até o assim chamado “tango moderno”: “Locos, putas, gente enferma/ living in the city/ ex yonkees en tu casa difrazados de burgueses/ living in the city/ (...) Las cosas ya están fuera de control/ tus hermanos metiéndose en un negocio sucio hoy/ chicas caras debajo del quirofano buscando solucion/ y el tango argentino moderno no se puede escuchar”.

Há uma certa ironia perpassando parte do disco, mas o tom geral de Confiá é de otimismo. “Cuando te abrazas a mí no puedo respirar/ me estas asfixiando con tu libertad”, diz Fito em Desaluz, que encerra o álbum como a afirmar que, se há amor, a saída sempre é possível. Na faixa-título: “Y si algo aprendimos en el mundo/ es que el mejor momento aún no vino/ Está por llegar, confiá/ Confiá, confiá”.

daniel.feix@zerohora.com.br